Feitos a mão, com lápis de cor, desenhos representam mulheres negras

Elson Gabriel Dos Santos 

Imagens fotografadas sobre a oficina pessoas negras do 1o ano de Informática (os desenhos foram feitos manualmente com lápis de cor por algumas integrantes do grupo: Maria Eduarda, Eduarda e Anny Carolayne)

 


Alunos e os palestrantes fizeram uma série de exposições, oficinas, palestras ou apresentação e com isso conseguimos a entrevista de uma das estudantes que realizou uma dessas atividades:

“- Nossa oficina é sobre desenhos de pessoas negras e a gente trouxe um pequeno textinho que fala que uma mulher negra não é só aquela que possui um ancestral negro. Ser negra é a cor de pele, é entender que as pele negra varia de tom, ser negra é possuir traços atribuídos à negritude. Então desenhamos pessoas importantes, né? Porque nas salas de aula raramente é valorizado o assunto sobre mulheres negras que lutaram contra o preconceito e tiveram grandes feitos na nossa história e aqui possuímos a Isa, né? Da atualidade. Ela é cantora e é um importante referencial para as pessoas jovens, tanto que numa reportagem ela fala que ela apresenta uma diversidade de pessoas negras em seus clipes porque se ela tivesse visto alguém igual a ela na televisão falando que cabelo crespo era bonito, ela não tinha alisado o dela antes dos vinte anos.” 

Entrevista concedida por Maria Eduarda do 1 Informática.

Comentários