Cabelos afro no centro das atenções

 Ana Karolyne Campos e Anny Carolainy Ferreira

    Durante o Sabiafro, na parte da manhã, ocorreram apresentações de trabalhos com o tema "Negritude" em que os alunos escolheriam um tema determinado para desenvolver durante o tempo oferecido. Na turma do 1° ano do ensino médio técnico em Informática, ocorreu a apresentação sobre "moda de cabelos", por um dos grupos da sala.

    Para falar mais sobre o assunto, entrevistamos Ana Júlia Souza Bié, uma das integrantes do grupo, para falar sobre o tema citado. Ela nos contou um pouco sobre o que ela achou do evento e o que representou em seu trabalho.

"Acho fundamental saber sobre a história que aconteceu com os nossos antepassados e o fato de colocarem esses temas pode vir a ajudar de modo que possamos aprender sobre sua história. Foi muito interessante o evento, pois todos os alunos participaram. O meu grupo ficou com a parte da história dos cabelos e aprendemos muito sobre o determinado tema." declarou a estudante.

    Assim, percebemos que o evento ocorrido durante a semana foi muito bom, trouxe aos alunos um bom desempenho sobre a vida negra. O aluno do 1° ano do ensino médio técnico em Edificações, Arthur Pereira de Azevedo, contou um pouco sobre sua opinião em relação ao evento: "Achei sensacional, essa ação é muito importante no mundo e eu tenho duas frases para esse dia especial. Primeiro: ‘Fé em Deus e nas crianças’ e ‘a fúria Negra renasce outra vez’ - Racionais, capítulo 4, versículo 3."

   Ao entrevistar a professora de português Bianca Magela Melo, ela nos disse que, embora tenha tido vários graus de desenvolvimento e comprometimento, adorou todos os trabalhos entregues pelos alunos. A mulher conta também que se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos e a diversidade de temas escolhidos pelos grupos, tal como moda, música, expressividades negras (comunicação, religiosidade, etc.), etc. Quando perguntada sobre alguma possível mudança para o próximo ano, Bianca diz que, apesar de achar que os alunos conseguiram se virar e entregar bons trabalhos, preferiria que, na próxima vez, houvesse mais tempo de preparo para o evento e, se possível, mudar a data para outra, separada da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) para que os alunos e organizadores do evento tenham mais tempo para o preparo e elaboração de tudo.

Comentários