1º Informática mostra seus talentos

Bárbara Gabrielly Santos e Eduarda Ferreira Silva.

O 1o Seminário de Educação em Relações Étnico-Raciais – I SABIAFRO, iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI, foi realizado no formato de evento presencial aberto, com a participação da comunidade interna e externa. Seria muito interessante se as outras escolas aderissem também um evento como o Sabiafro, que mostra como é a cultura negra, não é só a cor da pele que define se uma pessoa é negra ou não, mais sim o a textura do cabelo , o formato dos lábios, o nariz etc.

Neste evento os próprios alunos apresentaram vários temas referentes à cultura negra. “Tá tudo muito lindo, as decorações estão muito legais, os temas escolhidos são muito interessantes, como moda, moda de cabelo, as roupas, alguns instrumentos, os desenhos também de representação. O meu tema está apresentando sobre os países da África que falam português – no total são seis países, que tem diversas culturas, que são características do Brasil. ” Depoimento de Alexandre Gonçalves.

“Eu tô achando o evento muito bom, pra representar as estruturas tanto africanas quanto de outros países, muito bom para conhecer outros países melhor, como nosso trabalho que está sendo sobre países da África que falam português. Está sendo uma experiência incrível, pois está sendo uma oportunidade para tanto eu quanto meus colegas conhecerem um pouco mais sobre as diversas culturas.” Depoimento de Pedro Tanos.

“Bom eu estou achando o evento maravilhoso e acho que a negritude deve sim estar em pauta e a todo momento deveríamos falar sobre. O projeto que a professora Márcia está fazendo juntamente com o NEABI é incrível: ele trouxe várias histórias, vários conhecimentos novos para pessoas que não deviam saber antes, trouxe um pedacinho da cultura de vários povos, que eu achei super importante que é fundamental para o crescimento e evolução de todas as pessoas. E adorei as exposições que eles fizeram, as artes plásticas e os desfiles. O meu tema é um dos que falam sobre moda, mas é da parte dos cabelos. Nós falamos dos mais diversos exemplos de cabelos e acessórios como: turbantes, as top dreads, as tranças nagô e os dreads , e explicamos um pouco sobre cada um. Nos países africanos o adereço é usado com finalidade funcionais como: proteger a cabeça ao carregar bacia, madeira e outros utensílios. E ele é usado como um tipo de capacete para proteger as cabeças do sol.” Depoimento de Ana Karolyne.

 Esses foram os depoimentos dos alunos que apresentaram sobre os ‘Países da África que falam Português’ e ‘Moda dos Cabelos’, do 1 ano Informática. Além desses temas, tiveram muitos outros.

Fotos de dois outros temas, também apresentado pelo 1 ano informática:

 

Comentários